lunes, 7 de noviembre de 2011

SERINGA PARA OS VICIADOS

O Escriba Valdemir Mota de Menezes é totalmente contra a doação de material para os viciados, com intuito de que eles não se contaminem com doenças ao emprestarem seringas uns aos outros para usarem drogas. Em vez de utilizarmos verbas públicas para tornar a vida dos praticantes de ilícitos mais saudável. Por quê os governantes não se procupam em saneamento básico das periferias, cuidando da saúde de gente de bem??? Devemos cuidar dos cidadãos que contribuem para a sociedade, e não para os que usam drogas para em seguida cometerem ainda outros crimes mais bárbaros como furto, roubo e homicídios.

"ENQUANTO TEMOS PENA DOS LOBOS, TODOS OS DIAS AS OVELHAS SÃO SACRIFICADAS"

----------------------------

DIÁRIO DE SÃO PAULO

Memória

Em 1989, o Programa Municipal de Aids foi lançado em Santos com a finalidade de implantar na cidade a troca de seringas e agulhas entre os usuários de drogas injetáveis ¿ uma estratégia comum em países europeus. Os viciados receberiam o material, novo, estéril e descartável, se entregassem as seringas usadas, evitando a reutilização e o mercado paralelo. Mas o projeto enfrentou resistência da Promotoria Pública Municipal e de setores da sociedade. O principal argumento dos críticos era o de que a distribuição de seringas seria uma facilitação ao vício.

A Secretaria de Higiene e Saúde de Santos chegou a ser ameaçada por promotores da Justiça Criminal. Eles afirmavam que, se a distribuição fosse feita, haveria prisões em flagrante, apreensão do material e abertura de processos. A Prefeitura recuou.

De acordo com a Coordenadoria Nacional de DST/Aids, a polêmica pode voltar a Santos ¿ a cidade é uma das que podem ter distribuição de cachimbos entre usuários de crack.

Em 2001, a Secretaria de Saúde da Capital lançou o projeto Programa de Redução de Danos Sampa, que distribuía, além de seringas, camisinhas para os viciados.

FONTE:
http://homologacaoweb.aids.gov.br/en/node/30706


---------------------------------


Quando fazia programa de Radio em 1993, o Escriba Valdemir Mota de Menezes contava com a colaboração de Vilmar Ramos em reportagens na rua. Nesta série de dois videos, Vilmar esta fazendo uma enquete com o tema: O que você acha da prefeitura de Santos distribuir seringa para os viciados?

1


video

2


video