domingo, 22 de enero de 2017

VIVA A FILIPINAS NO COMBATE AS DROGAS!

Duterte diz que Trump desejou sorte a combate às drogas nas Filipinas

Manila - O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, afirmou neste sábado que o presidente eleito dos EUA Donald Trump fez votos de que o programa de combate a drogas ilegais de Duterte tenha êxito. O líder do arquipélago asiático telefonou para o magnata para dar parabéns pela vitória nas eleições na sexta-feira e aproveitou para assegurar Trump de que as Filipinas manterão os laços com os EUA.
Num vídeo publicado por um auxiliar próximo de Duterte, Bong Go, o líder filipino é mostrado sorrindo enquanto conversa com Trump, dizendo "nós vamos manter e aperfeiçoar os laços bilaterais entre nossos países".
As outras partes da conversa não foram mostradas, mas em depoimento publicado por sua equipe, Duterte disse que Trump lhe desejou "sucesso na sua campanha contra o problema das drogas".
"Ele entendeu a maneira com a qual estamos lidando e eu disse que não há nada de errado em proteger um país", afirmou Duterte. Os dois líderes ainda convidaram um ao outro para visitas no ano que vem.
A conversa mostra uma diferença nítida na receptividade de Duterte em relação a Trump e ao presidente Barack Obama. O filipino criticou o presidente, a União Europeia e líderes da Organização das Nações Unidas (ONU) por ter elevado as preocupações com o programa de Duterte, que já matou mais de 4 mil suspeitos de tráfico e usuários de droga.
Obama chegou a cancelar o que teria sido a primeira reunião formal entre os dois num fórum asiático em setembro depois de Duterte avisar o chefe da Casa Branca para não ensinar-lhe sobre direitos humanos. Em um de seus discursos, Duterte disse que Obama podia "ir para o inferno". Fonte: Associated Press.

No hay comentarios:

Publicar un comentario en la entrada